Portugal perdeu com a Sérvia por 2-0 e disse praticamente adeus à qualificação para as meias-finais do Europeu de sub-21, que realiza. A selecção portuguesa realizou um jogo para esquecer e agora depende de terceiros para ainda sonhar com as meias-finais. À boa maneira portuguesa, a calculadora volta a ser necessária para as contas do apuramento.

No outro jogo do grupo, a França goleou a Alemanha por 3-0. Os gauleses estão assim com seis pontos no primeiro lugar isolado do Grupo A, seguidos dos alemães e sérvios com três pontos. Portugal é último ainda sem nenhum ponto. Para se qualificar, a selecção lusa tem de vencer a Alemanha por mais de três golos e esperar que a França vença os sérvios sem que a equipa dos Balcãs marque.

Quanto ao jogo propriamente dito, Portugal entrou com um onze diferente e forçado a vencer para ainda ter esperanças de seguir em frente. No entanto, a selecção não esteve no seu melhor e sofreu logo um golo à passagem do primeiro quarto de hora. Cruzamento para a área e José Castro, infeliz, a atirar para a própria baliza.

Quem pensaria que a partir daí Portugal começaria a acelerar para tentar virar o resultado enganou-se. A selecção não criou quase perigo nenhum à baliza sérvia, bem guardada pela dupla de centrais Stepanov e Bisevac. Na segunda parte, Agostinho Oliveira voltou a mexer na equipa, mas sem resultados. Seria a Sérvia a criar ainda mais perigo com o guarda-redes português a opôr-se.

Bruno Vale foi, aliás, o único elemento luso a merecer palmas. O guardião nacional ainda defendeu para canto uma grande penalidade, a castigar falta de Semedo sobre Krasic. O defesa português foi expulso e na sequência do lance, os sérvios acabariam por marcar. Ainda desorientados, os jogadores lusos esqueceream Ivanonic que cabeceou sem hipóteses para Bruno Vale. O guarda-redes ainda evitou o terceiro golo do adversário e acabou a partida lesionado.

David Pinto
Foto: UEFA