Abrem-se as cortinas para o 29º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). O certame ocorre até 9 de Junho com encenações repartidas por vários teatros do Porto, desde o Teatro Nacional de S. João, até ao Carlos Alberto, passando pelo Rivoli, Serralves e o Teatro do Bolhão, entre outros.

Companhias de teatro de Portugal, Espanha, Cabo Verde e Brasil vão ocupar e animar os palcos da cidade do Porto com 16 espectáculos e cerca de 30 representações.

O festival vai abrir com “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett, numa encenação da companhia Teatro Meridional. Um dos espectáculos mais aguardados, contudo, será a versão das “Mil e Uma Noites” pela companhia catalã “Comediants”, que segundo Mário Moutinho, “é um dos grandes atractivos do festival”.

O director do FITEI realçou ainda, ao JPN, o espectáculo de teatro de rua a realizar na Praça D. João I e o encerramento com “Otelo”, de William Shakespeare, pela companhia de teatro brasileira “Folias”.

“É uma das companhias com mais prémios no Brasil. Está a levantar grande expectativas no público e isso vê-se pela compra de bilhetes que tem vindo a aumentar”, afirmou.

Mário Moutinho revelou ainda que, apesar da falta de apoios da Câmara Municipal do Porto, o FITEI está de pedra e cal e não tem tensões de terminar.

Apesar das dificuldades financeiras, que impedem os convites a companhias estrangeiras, o director do festival acredita que a programação é boa e que o “FITEI não está em risco”.

“É óbvio que com menos apoios instituicionais, nomeadamente da Câmara, é mais díficil fazer o festival. Desistir não é a nossa maneira de fazer as coisas. Vamos continuar a fazer o festival, talvez de forma diferente, mas vamos fazê-lo”, rematou.

David Pinto
Foto: FITEI