O futuro da educação em Portugal vai ter um debate nacional. É uma iniciativa conjunta da Assembleia da República e do Governo, organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão consultivo do Ministério da Educação. O objectivo é perguntar aos portugueses como melhorar o sistema educativo português.

Partindo da análise de indicadores internos de avaliação e de estudos internacionais, um conjunto de debates regionais por todo o país propõe-se a identificar os principais problemas do nosso sistema educativo e definir os objectivos estratégicos para a próxima década.

O insucesso e o abandono escolar, a autonomia das escolas, a integração de estudantes imigrantes no ensino português, as necessidades educativas na sociedade multicultural e do conhecimento são algumas das temáticas que vão ser discutidas.

Como melhorar a educação em Portugal nos próximos dez anos é a pergunta que o CNE faz a pais, professores, associações empresariais e culturais.

O primeiro debate realiza-se esta segunda-feira no Fórum da Maia e conta com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o presidente da Comissão Parlamentar de Educação, António José Seguro.

Para abrir o tema estarão ainda presentes Ariana Cosme, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e os empresários Belmiro de Azevedo e Artur Santos Silva, numa discussão presidida por Joaquim Azevedo, da CNE.

Mas o apelo estende-se também ao cidadão comum, através do portal do debate na Internet.

A CNE desafia toda a sociedade e cada uma dos cidadãos a terem a “coragem de olhar para a realidade do país e saber como se vai organizar a educação em Portugal”, disse o presidente da Conselho Nacional de Educação, Júlio Pedrosa, aquando da apresentação do projecto na Assembleia da República no mês passado.

Inês Castanheira
Foto: SXC