O Presidente da República (PR) defendeu hoje, terça-feira, a necessidade de “insuflar um novo espírito de solidariedade” na sociedade portuguesa para atenuar as situações de exclusão social no país.

Ao segundo dia do périplo de Cavaco por várias zonas da país marcadas pelo envelhecimento da população e pelo êxodo, o Chefe de Estado visitou o Alentejo, onde reuniu com os 14 presidentes de câmara do distrito de Évora.

Durante a visita de hoje a Reguengos de Monsaraz, Cavaco admitiu estar a “aprender mais” sobre a realidade do país.

No último dia do Roteiro para a Inclusão e contra a pobreza, o PR salientou que as realidades da exclusão, do envelhecimento e do êxodo contínuo do interior colocam os responsáveis políticos perante “responsabilidades especiais”.

Depois de Reguengos de Monsaraz, Cavaco visita ainda Portalegre e Fratel, acabando o dia em Vila Velha de Ródão, onde vai inaugurar a Casa das Artes e Cultura do Tejo e mais duas exposições.

Roteiro pela Inclusão começou no Algarve

Cerca de um mês depois de ter centrado o discurso, durante a sessão solene comemorativa do 25 de Abril no Parlamento, na necessidade de combater a exclusão social e a pobreza, Cavaco Silva partiu para o Roteiro que vai percorrer todo o país.

O Presidente da República iniciou ontem, segunda-feira, o primeiro Roteiro para a Inclusão. Esta é uma iniciativa de dois dias que Cavaco Silva dedica “às regiões periféricas, ao envelhecimento e à exclusão”. Este é um modo do PR contactar de perto com a população e com os autarcas locais.

A primeira paragem foi em Alcoutim, o concelho mais desertificado e isolado do Algarve, caracterizado por uma população envelhecida, dispersa pelos 576 quilómetros quadrados e a viver em povoados sem o mínimo de condições básicas.

Mértola (Beja) veio em segundo lugar na lista de locais a visitar pelo PR, sendo o quinto concelho mais extenso e um dos que tem menor densidade populacional do país.

O distrito do Porto está colocado na agenda de Cavaco Silva. O PR vai realizar outra jornada ainda antes do Verão subordinada aos temas da violência doméstica, crianças abandonadas e vítimas de maus-tratos.

Gina Macedo
Foto: DR