Foi convocada para amanhã, quarta-feira, uma greve dos pescadores de todo o país para exigir do Governo medidas compensatórias para enfrentarem os aumentos dos combustíveis.

Os pescadores de todo o país vão aproveitar o Dia Nacional do Pescador para fazer uma greve geral que vai paralisar toda a frota pesqueira. Os trabalhadores do sector estão confiantes que não haverá peixe fresco para a venda em lota.

“A pesca em Portugal está cada vez pior”, afirma ao JPN o presidente da Associação de Pescadores e Armadores da Nazaré, Bruno Vidal. “Não há apoio a pequenos barcos, a venda do peixe em lota está pior do que há 15 anos, não há apoio a novas construções”, explica.

A abertura de linhas de crédito a cinco anos, com um período de dois anos sem pagamento de juros, e a isenção do pagamento das contribuições das empresas e trabalhadores para a Segurança Social são outros motivos que levam a esta greve.

João Lopes, da Federação das Associações e Organizações de Produtores de Pesca do Sul disse, à Agência Lusa, que as associações dos pescadores reclamam sobretudo a aplicação do programa Minimis ao sector das pescas.

Este programa está a ser aplicado no sector agrícola com a atribuição de uma verba de 3 mil euros, o que não acontece no sector das pescas. Para Bruno Vidal, “a pesca é o filho ilegítimo do Governo”.

Os pescadores apelam ainda à solidariedade dos comerciantes, para que não permitam a venda do peixe no mercado de segunda venda.

Raquel Rego
Foto: SXC