O Presidente da República de Timor-Leste, Xanana Gusmão, vai assumir o controlo da segurança interna e defesa do país. A decisão surge no segundo dia do Conselho de Estado de Timor-Leste, que reuniu o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

“O Presidente da República, em colaboração estreita e articulação permanente com o primeiro-ministro e o presidente do Parlamento Nacional, está a tomar medidas necessárias para prevenir a violência e evitar mais mortos, para o rápido restabelecimento da ordem e o normal funcionamento das instituições democráticas”, disse hoje, terça-feira, Xanana Gusmão, dirigindo-se ao país, no final da reunião com Mari Alkatiri.

O Chefe de Estado pediu ainda aos timorenses para entregarem voluntariamente as armas às autoridades.

O Conselho de Estado foi convocado para discutir a solução para a crise político-militar que afecta a capital de Timor, Díli, desde os confrontos de Abril entre os militares revoltosos e o exército timorense. A ONU já contabilizou cerca de 60 mil desalojados na sequência da escalada de violência no país.

Inês Castanheira
Foto: UNESCO