Todas as embarcações pesqueiras da frota portuguesa encontram-se paralisadas em todo o território nacional, disse Augusto Teixeira, do Sindicato dos Trabalhadores de Pesca do Norte. Os pescadores estão em greve hoje para exigir do Governo medidas compensatórias para enfrentarem os aumentos dos combustíveis.

Entre as reivindicações do sindicato encontram-se maiores apoios e subsídios face à escalada dos combustíveis. Segundo Augusto Teixeira, um barco de arrastão consome cerca de 250 litros de gasóleo por hora, o que leva a um consumo de 3.000 litros por dia. De acordo com o sindicalista, o reduzido preço de venda do peixe já não permite condições e rentabilidade para a prática da profissão.

António Teixeira alerta também para a intenção do Governo em tributar o valor o peixe utilizado em caldeirada pelos pescadores. “É uma quantidade de peixe que é utilizado na própria alimentação dos pescadores, que sempre fizeram a sua caldeirada, por isso achamos isto incomportável”, disse.

O sindicalista referiu ainda que em Lisboa já se encontram pescadores da margem sul a planear manifestações em frente à Assembleia da República.

A paralisação dos pescadores deverá fazer-se sentir principalmente amanhã, quinta-feira, em que se poderá sentir-se nos mercados a escassez do peixe.

André Sá
Foto: SXC