O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, anunciará hoje, quinta-feira, a substituição dos ministros da Defesa, Roque Rodrigues, e do Interior, Rogério Lobato, noticia a Agência Lusa.

Os dois cargos vão ser ocupados por membros do governo timorense. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Ramos Horta, assume também a pasta da Defesa, e o vice-ministro do Interior, Alcino Báris, torna-se ministro da mesma pasta.

A decisão foi tomada hoje numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros do governo timorense, na sequência das demissões dos dois ministros. Xanana Gusmão sugeriu o afastamento de Roque Rodrigues e de Rogério Lobato, no final de uma reunião do Conselho de Estado timorense, que decorreu segunda e terça-feira.

O Conselho de Estado de Timor-Leste foi convocado para discutir a solução para a crise político-militar que afecta a capital, Díli, desde os confrontos de Abril entre os militares revoltosos e o exército timorense. A ONU já contabilizou cerca de 60 mil desalojados na sequência da escalada de violência no país.

A situação de instabilidade provocou já vários mortos e feridos. Timor-Leste já pediu apoio militar à Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal. 120 elementos da GNR partem amanhã para o país.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt