Milhares de manifestantes exigiram hoje, terça-feira, em Díli a demissão do Governo e o afastamento do primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Mais de duas mil pessoas ingressaram numa marcha com destino à capital de Timor para pedir ao Presidente da República, Xanana Gusmão, a nomeação de um Executivo de transição para, no prazo de seis meses, preparar eleições antecipadas para o Parlamento Nacional, avança a Rádio Renascença.

A marcha dos manifestantes foi interrompida pelas forças malaias no terreno, apoiadas por polícias australianos. As forças internacionais permitiram apenas a passagem de três elementos, entre os quais o major Alves Tara, um dos militares revoltosos, para entregar ao Presidente da República uma petição que exige a saída do actual primeiro-ministro do Governo timorense.

Do encontro com Xanana Gusmão, disse Alves Tara à Renascença, ficou apenas o pedido de tempo por parte do Presidente da República timorense.

Depois do encontro, Xanana apelou aos cidadãos timorenses para que terminem os confrontos. “A violência tem de parar”, disse, numa intervenção dirigida ao país em frente ao Palácio das Cinzas.

A manifestação acontece um dia depois do início da actuação dos 120 efectivos das forças policiais portuguesas em território timorense.

Inês Castanheira
Foto: UNESCO