Começou da melhor maneira o Campeonato do Mundo de Futebol. Uma chuva de golos caiu sobre o novo estádio de Munique na partida inaugural do Mundial 2006. A Alemanha bateu a Costa Rica por 4-2 num jogo frenético. Prova disso é que 20 minutos de jogo o resultado já estava em 2-1 a favor da equipa da casa.

A “Mannschaft” começou a partida a todo o vapor e inaugurou o placard aos 6 minutos, com um foguete de Philip Lahm. O lateral-esquerdo alemão foi até à entrada da área costa-riquenha e fuzilou as redes de Porras.

O início do jogo era auspicioso e a Costa Rica embateu por volta dos 12 minutos com um golo de Paulo Wanchope. O avançado fugiu à marcação da débil defesa alemã e restabeleceu a igualdade da primeira vez que os centro-americanos chegaram à baliza de Lehmann. Igualdade que só subsistiria por mais cinco minutos. À passagem do quarto de hora, Klose fez o 2-1 para a Alemanha, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, à semelhança dos primeiros 45 minutos, os alemães foram dominadores no ataque, mas com fragilidades na defesa. Klose bisou aos 61 minutos, mas Wanchope quis imitar o seu adversário e também bisou, à passagem dos 70 minutos. A Costa Rica foi duas vezes à baliza alemã e marcou dois golos. Com o marcador em 3-2 a dez minutos do fim, tudo podia acontecer.

Isto até Torsten Frings acalmar os adeptos alemães, que encheram o estádio de Munique, com outra bomba monumental. Um míssil teleguiado, lançado aos 87 minutos para o ângulo superior esquerdo da baliza de Porras, que não teve quaisquer hipóteses.

David Pinto
Foto: FIFA