Duas das selecções favoritas à vitória jogaram a partida inaugural neste Mundial no sábado e triunfaram. Inglaterra e Argentina saíram vitoriosas dos seus primeiros encontros com Paraguai e Costa do Marfim, respectivamente.

A Argentina teve na sua dupla avançada a chave para a vitória frente à Costa do Marfim, em jogo a contar para o Grupo C. Crespo e Saviola construíram o resultado na primeira parte, com golos aos 23 e 37 minutos. Na segunda metade, os argentinos descansaram, em vez de tentar um resultado mais dilatado. Drogba acabaria por reduzir para os africanos aos 82 minutos. Se bem que não pusesse em causa a vitória da selecção das “Pampas”, o golo do avançado do Chelsea ainda criou algum nervosismo nas hostes celestes.

Quanto à Inglaterra sentiu muitas dificuldades para levar de vencida o Paraguai. Num jogo eminentemente táctico, com poucas oportunidades de golo, os britânicos venceram os paraguaios com um único golo. Gamarra, num golpe infeliz, logo aos 3 minutos, atirou a bola para a própria baliza e inaugurou o marcador. Depois a selecção orientada por Sven-Goran Erikkson limitou-se a defender a vantagem. O Paraguai nunca foi capaz de chegar com perigo à baliza dos ingleses, que lideram o grupo B, seguidos de Suécia e Trinidade e Tobago, que empataram sem golos.

Equador junta-se a Alemanha

Na jornada inaugural, sexta-feira, o Equador venceu a Polónia por 2-0 e juntou-se à selecção da casa, a Alemanha, na liderança do Grupo A do Campeonato do Mundo. Tenorio, aos 24 minutos, e Agustin Delgado, aos 80, fizeram os golos da vitória sobre a selecção europeia.

David Pinto
Foto: FIFA