Portugal venceu o seu primeiro jogo no Campeonato do Mundo. A frase pode parecer redonda, mas é a verdade mais importante que se retira da primeira partida da selecção no Mundial da Alemanha. O desafio lusófono frente a Angola, que fez a estreia na competição, não teve emoção nem muitos golos, mas garantiu três pontos preciosos para as ambições lusas.

A equipa das “quinas” entrou de rompante na partida e cheia de vontade de marcar. Logo aos 15 segundos, Figo desmarca Pauleta que atira a centímetros da baliza africana. Bastariam mais quatro minutos para os mesmos jogadores repetirem a jogada, mas desta feita a terminar em golo. O “Ciclone dos Açores” fazia o seu primeiro golo na competição, o primeiro de Portugal e augurava uma partida cheia de golos. Puro engano. Conseguido o primeiro objectivo, a selecção esmoreceu e permitiu a Angola subir no terreno.

Os africanos não criaram muito perigo, também por falta de argumentos para tal, mas ficou a ideia, que se o adversário fosse outro Portugal poderia não ter saído de Colónia com os três pontos. A verdade é que Angola não podia fazer mais e os jogadores de Portugal aproveitaram para fazer um jogo suave, a passo, sem grandes esforços para chegar à baliza de João Ricardo. Um ou outro lance de perigo foram protagonizados por Figo ou Cristiano Ronaldo, os únicos que ainda iam acelerando aqui e ali.

Mais não era necessário para garantir a vitória e a partida foi-se arrastando, ao ritmo de um jogo-treino, até ao final. Para a história fica a vitória de Portugal, que consegue os três pontos e iguala o México na liderança do grupo D do Campeonato do Mundo.

David Pinto
Foto: FIFA