Já são conhecidas as selecções apuradas no Grupo C do Campeonato do Mundo, de onde sairá o adversário de Portugal nos oitavos-de-final, caso a equipa das “quinas” se consiga qualificar. Argentina e Holanda confirmaram o favoritismo no chamado “grupo da morte” com duas vitórias concludentes sobre Sérvia e Costa do Marfim.

A vitória dos argentinos foi, aliás, a maior goleada até agora no Mundial. A selecção azul-celeste deu um autêntico festival de futebol e “cilindrou” os sérvios por uns expressivos 6-0. A equipa dos Balcãs despediu-se sem glória da Alemanha, depois dos golos de Maxi Rodriguez (2), Cambiasso, Crespo, Tevez e Lionel Messi.

Lucho González, jogador do FC Porto, foi titular na Argentina mas acabaria por sair aos 15 minutos, devido a uma lesão muscular. Cambiasso entrou para o seu lugar e facturou o segundo tento da partida. Outros dois jogadores saídos do banco fizeram as delícias do público na segunda parte. Tevez e Messi construíram o quarto golo, de Crespo, e marcaram o quinto e o sexto.

A equipa orientada por José Pekerman vai decidir agora o primeiro lugar do Grupo C com a Holanda, que venceu a Costa do Marfim por 2-1. Num jogo renhido e com belos pormenores técnicos, a “Laranja Mecânica” adiantou-se no marcador aos 23 minutos com um livre directo marcado por Robin Van Persie. Cinco minutos mais tarde, o avançado Ruud Van Nistelrooy dilatava a vantagem para 2-0.

No entanto, a Costa do Marfim de Drogba não baixou os braços e Zokora fez um primeiro aviso ao enviar uma “bomba” à baliza de Van der Sar, que embateu com violência na barra. Aos 37 minutos a bola entrou mesmo noutro míssil teleguiado, desta feita rematado por Bakary Koné. Na segunda parte, os africanos fizeram de tudo para chegar ao empate e sonhar ainda com um lugar na próxima fase, mas tal não aconteceu e a Costa do Marfim também diz adeus ao Mundial.

Angola faz história e ajuda Portugal

A selecção angolana continua a sonhar com um lugar nos oitavos-de-final depois de ter conseguido um empate histórico frente ao México. Os “Palancas Negras” conquistaram o seu primeiro ponto em Campeonatos do Mundo e atrasaram as contas aos mexicanos.

O jogo foi de fraca qualidade, talvez o pior até agora disputado no Mundial. O México dominou a partida por completo, mas teve azar na hora de rematar à baliza. Angola pouco ou nada atacou e teve no guarda-redes João Ricardo o herói da noite.

Com este resultado, a selecção angolana facilitou o trabalho de Portugal, a quem basta vencer o Irão para se qualificar para os oitavos-de-final. O empate serve também para os “Palancas” continuarem a sonhar com um lugar na próxima fase. Para tal basta que vençam os iranianos na terceira jornada e que Portugal dê uma perninha, vencendo os seus dois jogos.

David Pinto
Foto: FIFA