Portugal está nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. A selecção lusa consegue chegar a esta fase da prova pela segunda vez na sua história, depois de vencer o Irão por 2-0. A equipa das “quinas” só atingiu feito semelhante em 1966, quando os “magriços” conseguiram o terceiro lugar no Mundial de Inglaterra.

Portugal jogou melhor do que na partida frente a Angola e atacou a baliza iraniana desde muito cedo. No entanto, as várias iniciativas da selecção esbarravam na defesa da equipa do Médio Oriente ou no guarda-redes Mirzapour. Deco teve o golo nos pés aos 13 minutos, mas o guardião iraniano travou o remate do médio português. Cristiano Ronaldo encantou o público presente com as suas habilidades, mas mostrou nervosismo na hora de visar a baliza. O extremo do Manchester falhou duas oportunidades ainda na primeira parte.

O intervalo chegou e o marcador permaneceu no 0-0. O Irão pouco ou nada produzia para assustar a defensiva portuguesa, mas a equipa das “quinas” também não conseguia marcar. Até que Figo resolveu voltar a fazer das suas, aos 63 minutos. Tal como no jogo contra Angola, o capitão de Portugal arrancou até à área e passou para Deco que rematou forte, sem hipóteses para Mirzapour, que se limitou a ficar colado à relva a ver a bola entrar. Era o 1-0 e o fim da resistência iraniana.

O Irão partiu para o ataque à procura de um empate que lhe permitisse sonhar com o apuramento, abrindo espaços na defesa. Portugal passou a jogar no contra-ataque e teve mais ocasiões para marcar. Aos 80 minutos, outra vez Figo numa arrancada imparável e Golmohammadi a fazer falta na área. Grande penalidade para Portugal que Cristiano Ronaldo converteu com classe para o 2-0 final.

Até ao apito final do árbitro, Portugal geriu o resultado e ainda teve oportunidade de fazer o 3-0, com Pauleta a surgir isolado e a rematar para grande defesa de Mirzapour. O guarda-redes iraniano foi o melhor da sua selecção. Quanto a Portugal, teve em Figo, que esteve nos dois lances de golo, o herói do jogo.

Na última jornada, a equipa das “quinas” joga frente ao México, na partida que decide quem fica no primeiro lugar do grupo D. Portugal tem como possíveis adversários nos oitavos-de-final a Argentina ou a Holanda, dependendo da posição que cada selecção obtiver nos grupos.

David Pinto
Foto: UEFA