A Espanha é a oitava selecção a garantir o apuramento para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, após uma vitória frente à Tunísia. 3-1 foi um resultado injusto, visto os africanos terem estado a vencer durante quase toda a partida. Nos minutos finais os espanhóis deram a volta ao marcador e acabaram o encontro com um resultado folgado.

Mnari marcou cedo para os tunisinos (aos oito minutos de jogo) e a Espanha foi obrigada a lutar pelo prejuízo desde os minutos iniciais. No entanto, o ataque de “nuestros hermanos” estava murcho e até aos 70 minutos parecia que a Tunísia iria vencer o encontro e ficar mais perto do apuramento.

Isto até aparecer Raúl. O avançado do Real Madrid entrou ao intervalo para substituir Senna e marcar o tento da igualdade. Depois do empate, os tunisinos perderam-se e permitiram a reviravolta. Aí entrou em acção Fernando Torres. “El Nino” marcou aos 75 e aos 90 minutos (de grande penalidade) e fica assim no topo da lista dos melhores marcadores do Mundial.

A Espanha termina a segunda ronda no primeiro lugar do grupo H, enquanto que a Tunísia cai para o terceiro posto. Os africanos precisam vencer a Ucrânia na última jornada para se poderem qualificar para a próxima fase.

Ucrânia vinga-se na Arábia Saudita

Os ucranianos golearam a Arábia Saudita e ficaram mais perto do apuramento. A equipa de Leste reagiu da melhor maneira à goleada sofrida na última jornada frente à Espanha. À derrota por 4-0, os ucranianos responderam com uma vitória também por 4-0. Curiosamente, o jogo também teve dois golos na primeira parte e dois na segunda, exactamente como tinha acontecido frente à Espanha. Rusol inaugurou o marcador logo aos quatro minutos e Rebrov dilatou a vantagem à passagem da meia-hora.

Perante uma Arábia Saudita inofensiva, os ucranianos não precisaram de correr muito para chegar ao 3-0, por intermédio de Shevchenko, logo a abrir a segunda parte. Kalinichenko fechou as contas da partida a cinco minutos do fim.

Suiços apanham Coreia do Sul no grupo G

No primeiro jogo do dia, a Suiça venceu o Togo por 2-0 e deu um passo importante para o apuramento. Os helvéticos estão agora empatados na liderança do grupo G com a Coreia do Sul. Frei e Barnetta fizeram os golos da Suiça frente à selecção africana, que com este resultado fica de fora do Mundial.

David Pinto
Foto: FIFA