Foi um fim-de-semana de surpresas no Campeonato do Mundo de Futebol, a realizar na Alemanha. Depois da vitória portuguesa frente ao Irão e consequente apuramento da selecção lusa, o Brasil qualificou-se com naturalidade para os oitavos-de-final, mas os outros jogos de sábado e domingo tiveram resultados inesperados.

O Grupo E foi o que teve mais resultados surpreendentes. No sábado, a Itália, grande favorita ao apuramento, marcou passo frente aos EUA. Foi um jogo atípico, com três expulsões à mistura e com os italianos a não conseguirem aproveitar o facto para vencer a partida e passar à próxima fase. Gilardino, aos 22 minutos, ainda fez saltar os “tiffosi”, mas os EUA empatariam, graças a um auto-golo de Zaccardo, cinco minutos depois. A “Squadra Azzura” continua no primeiro lugar, mas deixa para a última ronda a hipótese de chegar aos oitavos-de-final.

No outro jogo do grupo defrontaram-se Gana e República Checa. Os checos eram favoritos à vitória, sobretudo depois da grande exibição frente aos americanos na última jornada. Mas como o dia estava fadado a surpresas, foram os africanos que levaram os três pontos. A selecção estreante venceu por 2-0 e conseguiu a sua primeira vitória em Mundiais e os primeiros pontos para uma equipa africana neste Campeonato do Mundo. Gyan e Muntari fizeram os golos da alegria ganesa. As duas equipas estão empatadas no segundo lugar, atrás da Itália.

Brasil qualifica-se, França volta a desiludir

O domingo trouxe as partidas do grupo F e G. O Brasil qualificou-se para os oitavos-de-final, depois de vencer a Austrália por 2-0. Os “canarinhos” voltaram a jogar a “meio-gás” e sentiram muitas dificuldades para marcar. Os “socceroos” ainda assustaram a defensiva brasileira, mas Adriano e Fred, já na segunda parte, conseguiram facturar e lançar a alegria no seio do campeão do mundo. “O Escrete” passou à próxima fase, sem convencer, e espera agora por saber quem o acompanha. É que Japão e Croácia empataram a zero e deixaram tudo em aberto para discutir o segundo lugar com a Austrália.

A França, por seu lado, continua a desiludir. Depois do empate a zero com a Suíça na primeira jornada do grupo G, os “bleus” voltaram a empatar, desta feita com a Coreia do Sul. Os franceses dominaram completamente a partida e Henry abriu o marcador, logo aos oito minutos. No entanto, a França não marcou mais golos e, como quem não marca arrisca-se a sofrer, a Coreia do Sul acabou por empatar. Park Ji Sung, extremo do Manchester United, fez o 1-1 a dez minutos do fim e colocou os sul-coreanos muito perto do apuramento.

David Pinto
Foto: FIFA