A Holanda é o adversário de Portugal nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. A equipa dos Países Baixos empatou com a Argentina e ficou no segundo lugar do grupo C do Mundial, o que a coloca no caminho da nossa selecção na próxima fase. Portugueses e holandeses defrontam-se outra vez, depois da meia-final do Euro 2004, favorável à equipa das “quinas”.

Na partida de hoje, quarta-feira, jogava-se o primeiro lugar do grupo C e a hipótese de fugir a um encontro frente a Portugal. A vitória interessava às duas equipas, mas nenhuma delas saiu de Frankfurt com os três pontos. A “Laranja” esteve longe de ser “mecânica” e os argentinos também não jogaram por aí além, daí o resultado ter ficado no 0-0. Os sul-americanos acabaram por ficar com o lugar cimeiro e vão enfrentar o México nos oitavos-de-final.

Costa do Marfim dá a volta e supera a Sérvia

O outro jogo do grupo C já não contava para nada, visto Costa do Marfim e Sérvia já estarem eliminadas da próxima fase. No entanto, isso não impediu que as duas equipas proporcionassem um bom espectáculo de futebol aos adeptos que se deslocaram a Munique para ver o jogo. Começaram melhor os europeus, com Zigic, aos 10 minutos e Ilic, aos 20, a colocar a Sérvia a vencer por 2-0.

Os africanos responderam por intermédio de Dindane aos 37 minutos, através de uma grande penalidade. A segunda parte foi inteiramente dominada pela Costa do Marfim e Dindane bisou aos 67 minutos. Os “Elefantes” empatavam o jogo com inteira justiça. Já completamente perdida, a equipa sérvia consentiu a reviravolta a cinco minutos do fim. Outra grande penalidade, desta feita convertida por Kalou.

A Costa do Marfim despede-se do Mundial com uma vitória, enquanto a Sérvia sai da Alemanha sem pontuar e com um dos piores registos defensivos: 10 golos sofridos em três jogos para a mesma equipa que só tinha sofrido um em toda a fase de apuramento.

David Pinto
Foto: FIFA