A Austrália é a segunda supresa nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Os “socceroos” acompanham o Brasil para a próxima fase do Mundial, depois de garantirem o segundo posto do Grupo F. O primeiro já pertencia aos “canarinhos”, que ainda deram um “cheirinho de bola” no jogo frente ao Japão.

O Brasil jogou toda a partida nas calmas e ainda se deu ao luxo de sofrer um golo à passagem da meia hora. Contra a corrente do jogo, Keiji Tamada fez o 1-0 para o Japão, o que serviu para animar os nipónicos, mas também para acordar os “canarinhos”. O “Escrete” limitou-se a acelerar um bocadinho e fez logo o empate, por Ronaldo, ainda antes do intervalo. O 1-1 só não apareceu mais cedo graças ao melhor elemento japonês, o guarda-redes Kawaguchi.

Na segunda parte, o Brasil arregaçou as mangas e deu a volta ao marcador, mas sempre com tremenda facilidade e a maioria das vezes a jogar a passo. Juninho Pernambucano fez o 2-1 aos 53 minutos, numa «bomba» disparada de muito longe. Neste lance, Kawaguchi ficou mal na fotografia. Cinco minutos depois, o lateral Gilberto dilatava a vantagem e a 10 minutos do fim, Ronaldo bisou com um grande golo e estabeleceu o resultado final.

O “Escrete” segue invicto para a próxima fase, tal como Alemanha e Portugal. O Japão foi presa fácil para o Brasil e fica no último lugar do grupo F.

Australianos empatam em jogo emocionante; Cróacia fica de fora

No outro jogo do grupo F, jogava-se o segundo e último bilhete para os oitavos-de-final. A Cróacia precisava vencer para se apurar e até começou bem, com um livre soberbo de Srna marcado aos dois minutos. Mas a Austrália, de Guus Hiddink, chegou ao empate aos 38 anos, graças a uma grande penalidade marcada por Moore.

Ao intervalo, era a selecção da Oceânia que se qualificava para os oitavos-de-final. Por isso, os croatas entraram de rompante nos segundos quarenta e cinco minutos. Niko Kovac fez o 2-1 aos 60 minutos e voltava a dar a esperança do apuramento à equipa dos Balcãs. Mas os “socceroos” voltariam a empatar, a dez minutos do fim, por intermédio de Harry Kewell. O resultado acabou no 2-2 para alegria da Austrália e tristeza da Croácia.

Os australianos vão agora enfrentar a Itália nos oitavos-de-final. O Brasil joga contra a outra sensação do Mundial, o Gana.

David Pinto
Foto: FIFA