Houve emoção até ao fim na última jornada do grupo E do Campeonato do Mundo. As quatro selecções do conjunto ainda tinham hipóteses de se apurar e os jogos desta tarde foram prova do empenho das equipas no apuramento. A sorte grande saiu à Itália e ao Gana. República Checa e EUA acabaram por ser eliminados.

A “Squadra Azzura” conseguiu a qualificação após vitória por 2-0 sobre os checos. Apesar de estar em primeiro lugar do grupo, os italianos não tinham o apuramento garantido e precisavam de pontuar para passar aos oitavos-de-final. Quanto à Rep. Checa, precisava mesmo da vitória se ainda queria sonhar com a passagem à próxima fase.

A Itália entrou melhor em campo, mas sofreu uma contrariedade “feliz” com a lesão de Nesta. Materazzi, entrado a substituir o companheiro, apontou de cabeça o primeiro golo da partida. Os italianos chegavam ao intervalo a vencer e os checos com o apuramento mais longe. Na etapa complementar, a selecção de Karel Bruckner, já sem Polak expulso antes do descanso, pouco ou nada fez para reagir à desvantagem e a Itália marcou novamente por Inzaghi já nos instantes finais.

A selecção transalpina ficou no primeiro lugar do Grupo E e vai defrontar nos oitavos-de-final o segundo classificado do grupo F.

Gana faz história e passa aos “oitavos”

O Gana é a grande supresa do Mundial 2006. A selecção africana, estreante na prova, garantiu a passagem aos oitavos-de-final depois de vencer os experientes EUA por 2-1. Muntari, aos 22 minutos, e Appiah (de grande penalidade), em cima do intervalo, fizeram os golos da alegria ganesa. Os americanos ainda empataram a primeira vez (Dempsey marcou aos 43 minutos) e quase empatavam a segunda, mas a maturidade do adversário e uma “ajudinha” do árbitro ditaram o resultado final.

Os ganeses ficam como os únicos representantes do continente africano na segunda fase do Campeonato e vão defrontar o Brasil na próxima ronda.

David Pinto
Foto: UEFA