A Inglaterra avançou para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo, após uma vitória sofrida sobre o “outsider” Equador. Foi uma partida com poucos motivos de interesse e ainda menos oportunidades de golo. Na primeira parte, só os sul-americanos fizeram por marcar, virtude de um remate à barra de Tenorio. Nos segundos 45 minutos, as duas equipas continuaram a jogar a passo, à espera do que a outra iria fazer.

Num jogo tão táctico, as soluções para quebrar o enguiço passavam por uma jogada individual ou lance de bola parada. Aí entrou em cena David Beckhmam. O médio do Real Madrid marcou ao seu jeito um livre directo à entrada da área equatoriana e fez o único golo da partida.

Beckham já não marcava pela sua selecção há três anos e tornou-se o único jogador a “facturar” em três Mundiais diferentes. O médio esteve mesmo fora dos planos do seleccionador inglês para esta partida, mas acabou por se revelar decisivo na eliminatória.

Até ao final, os ingleses guardaram o precioso resultado, que o Equador não conseguiu contrariar. Os sul-americanos despedem-se de cabeça erguida, como uma boa surpresa deste Mundial. A Inglaterra segue em frente e vai jogar contra Portugal, numa reedição dos quartos-de-final do Euro 2004.

David Pinto
Foto: FIFA