2.500 ofertas de trabalho vão estar disponíveis no “site” governamental www.netemprego.gov.pt, apresentado hoje, quarta-feira, pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.
O portal é lançado com 20 mil entidades empregadoras registadas e 50 mil currículos inscritos. É gerido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e representa um investimento de 100 mil euros. O “site” centraliza todas as ofertas de emprego da rede do IEFP, pretendendo facilitar a procura e oferta de emprego, nas áreas de trabalho indiferenciadas até empregos qualificados.
Para que todos os candidatos possam aceder ao NETemprego, o IEFP colocará, até o fim de Outubro, quiosques electrónicos em todos os centros que não tenham espaços de Livre Serviço para o Emprego.
O “site” permite aos candidatos disponibilizarem os seus currículos “online”, consultarem as ofertas e receberem “e-mails” com as novidades. Do lado das entidades empregadoras, o NETemprego permite a publicação das ofertas, a consulta dos perfis dos candidatos e a notificação dos currículos mais recentes através do correio electrónico.
Cerca de 430 mil desempregados no primeiro trimestre
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o número total de desempregados no país atingia quase 430 mil pessoas nos primeiros três meses do ano. O número representa uma descida de 3,9% relativamente ao ano passado, ou seja, menos 17.600 desempregados.
As taxas de desemprego mais elevadas são nas regiões do Alentejo (9,8%), do Norte (8,9%) e de Lisboa (8,5%). Os valores mais baixos observam-se nas Regiões Autónomas dos Açores (4,2%) e da Madeira (4,6%).
O desemprego atinge mais os jovens dos 25 aos 34 anos (135 mil pessoas), seguidos pelos indivíduos com mais de 45 anos (119 mil). As mulheres são as mais atingidas (235.700), em comparação com os 194 mil homens desempregados. 42.300 é o número de pessoas licenciadas sem emprego.