Chá preto É o mais comum dos chás, representando cerca de 70% do consumo mundial. É feito com folhas da Camelia sinensis, nativo da China e da Índia. Tem o sabor muito mais pronunciado e, quando bem misturado,…

Chá preto

É o mais comum dos chás, representando cerca de 70% do consumo mundial. É feito com folhas da Camelia sinensis, nativo da China e da Índia. Tem o sabor muito mais pronunciado e, quando bem misturado, contém maior percentagem de cafeína (50 a 65%) que outros chás.

Chá verde

É o chá mais consumido no Japão. As folhas são as mesmas que as usadas no chá preto e oolong, mas são vaporizadas imediatamente depois de serem colhidas, pelo que permanecem verdes. O chá verde não é oxidado e resulta num chá com menos cafeína (10 a 30%). Diversas pesquisas médicas atribuem ao chá verde propriedades notáveis, sendo mesmo referido como um dos “super-alimentos” do futuro. Nas regiões da China onde é plantado o chá verde, há cidades inteiras onde as taxas de cancro e doenças são significativamente menores do que a média nacional.

Chá oolong

Alguns entusiastas defendem o oolong como o “champanhe” dos chás. As folhas, grandes, são parcialmente oxidadas, representando 3% do consumo mundial. Contém um teor de cafeína médio, entre o preto e o verde, apresentando um sabor nem tão forte nem tão subtil como aqueles chás. O seu aroma é, antes, comparado ao de flores ou frutas frescas.

Chá branco

As folhas do chá branco são apanhadas à mão, vaporizadas e secas ao sol, sem passar pelo processo de oxidação. Além de folhas, contém uma quantidade de botões da variedade Narcissus da mesma planta do chá, colhidos ainda muito verdes. Tem menor quantidade de cafeína e um sabor muito delicado, doce e complexo. É atribuída a este chá a capacidade de combater a formação de células cancerígenas, prevenir infecções, pneumonias e cáries dentárias. Parece ser, igualmente, bastante mais eficaz contra os radicais livres que causam a perda de firmeza da pele.

Lapsang Soushong

Um chá para os conhecedores, de folha grande, com um aroma “fumado”, muito característico. Exclusivo da China.

Jasmim

Servido tradicionalmente com ou após as refeições, especialmente Dim-Sum. Chá exótico, verde, perfumado com flores de jasmim.

Gunpowder

Nome estranho que deriva da forma como as folhas são enroladas formando bolinhas (pólvora). Chá verde tradicional, pálido, contendo menos cafeína do que qualquer outro chá. É o chá verde mais forte que se usa na Europa.

Puerh

Um antigo chá chinês apreciado pelo seu rico sabor e propriedades medicinais. É talvez o mais misterioso de todos os chás, sendo o processo de fabricação um segredo bem guardado.

Ceilão

Cultivados nas regiões altas do Sri Lanka, são utilizados principalmente para lotes. O melhor chama-se Dimbula. Todos são leves e de bom sabor.

Fonte: O Livro do Chá da História, do Ritual e a Prática