Lino Silva está no ramo das ervanárias há 37 anos. Foi um negócio que lhe foi parar às mãos por herança familiar, mas o seu interesse por plantas vinha já desde a sua infância. Actualmente possui uma das casas do género mais antigas do Porto. Daqui a três anos, a ervanária Morais e Costa completa o seu centésimo aniversário.
Cem anos depois, o próprio conceito de ervanária sofreu alterações, mas continuam a persistir ideias erradas acerca deste tipo de serviço. “Há muita gente, principalmente as pessoas mais idosas, que pensam que um ervanário ainda é aquela casa velhinha, que tem coisas ligadas à lavoura, que tem aquelas caixinhas com plantas e que se não tiver teias de aranha já não é um ervanário”, afirma Lino Silva.
O proprietário desmistifica e actualiza a ideia por trás do seu estabelecimento. “A ervanária é, no fundo, uma farmácia de produtos naturais. Com a proliferação de produtos dietéticos, uma ervanária já é uma casa que tem de ser olhada de maneira diferente”, diz.
“Não tenhamos dúvidas que não se fazem milagres com produtos naturais”, diz, sublinhando, contudo, o facto de terem muito menos contrapartidas para o paciente que os produtos químicos, vendidos em farmácias.
Procura significativa pelo tradicional, mas também pelo exótico
A ervanária é actualmente um estabelecimento com uma oferta muito variada de produtos. Todavia, as infusões de plantas e chás são bastante procurados e o espaço dedicado a este género de produtos é ainda relevante. Nos dias de hoje a vertente tradicional mistura-se com a procura de variedades de chá mais exóticos.
“Os chás mais procurados e que registam uma venda desde há muitos anos são os mais tradicionais, como a tília, a cidreira, o hipericão. Contudo, actualmente já há muitos chás, por exemplo o chá branco, o vermelho, oriundos da China ou da Coreia, que têm uma procura excepcional”, confirma o ervanário, que regista também que o consumo de chás é influenciado por publicidade e modas, nomeadamente quando são feitas em revistas do género.
Lino Silva garante que existe uma procura equivalente deste tipo de produto por todos os tipos de público. As saquinhas de infusão vieram simplificar a vida de quem deseja tomar chá, já que é muito mais prático e cómodo de preparar. Contudo, afirma que a procura das plantas, no seu modo tradicional, continua a ter muitos adeptos.