A Alemanha soma e segue rumo às meias-finais do Campeonato do Mundo. A selecção anfitriã bateu a Argentina na “lotaria” das grandes penalidades, depois de no final dos 120 minutos, as equipas acabarem empatadas a uma bola.

Foi um jogo muito táctico, em que as duas selecções jogaram um pouco a medo, com receio de sofrer golo. A primeira parte chegou a ser aborrecida, devido às poucas oportunidades atacantes que foram criadas.

Os segundos 45 minutos trouxeram os tentos, mais iniciativa ofensiva e alguma emoção. A Argentina adiantou-se no marcador aos 50 minutos, por Ayala. Canto de Riquelme e o defesa das “Pampas”, com um grande mergulho, a cabecear para a baliza alemã.

A partir daí, a Alemanha foi forçada a correr atrás do prejuízo e a abrir espaços na defesa. Os argentinos desperdiçaram algumas oportunidades para dilatar a vantagem e acabaram por ser os germânicos a empatar. Faltavam 10 minutos para o final da partida quando Miroslav Klose fez o 1-1. Mais um golo de cabeça, com Ballack a cruzar e o avançado do Werder Bremen a disparar sem hipóteses para a baliza de Leo Franco, que entretanto substituira Abbondanzieri, lesionado. Até ao fim do tempo regulamentar, as equipas seguraram o empate, à espera do prolongamento.

Nos 30 minutos de tempo extra, a selecção argentina tentou pegar de novo no jogo, com o portista Lucho González no comando das tropas. Lucho foi, aliás, o melhor elemento argentino em campo. No entanto, o resultado da partida não se alterou e a decisão da eliminatória teve de ficar para a “lotaria” dos penalties.

Aí, a “Mannschaft” calibrou melhor que a armada argentina ao fazer quatro golos contra dois. Lehmann defendeu os penalties de Ayala e Cambiasso e foi o herói da partida.

A Alemanha segue para as meias-finais, onde vai defrontar o vencedor do Itália-Ucrânia. A Argentina volta a ficar pelo caminho muito cedo no Mundial. Desde 1990 que a equipa das “Pampas” não chega às meias-finais do Campeonato do Mundo.

David Pinto
Foto: FIFA