A Itália é a primeira finalista do Campeonato do Mundo. A “Squadra Azzura” bateu os anfitriões do Mundial, a Alemanha, e vai estar em Berlim para o derradeiro jogo da competição. Ambos tricampeões do mundo, italianos e alemães disputaram uma meia-final que fez os adeptos terem saudades das partidas de outrora.

Foi um jogo com pouca emoção, em que os jogadores apareceram muito calculistas, com medo de sofrer um golo que ditasse o resultado final. Faltou o espectáculo que se desejava para uma meia-final de um Mundial. A Itália mostrou a solidez defensiva que habituou o público durante o campeonato e foi a equipa mais esclarecida na hora de procurar o golo. A Alemanha também jogou ao seu estilo, impetuosa no ataque, mas foi traída pelo nervosismo dos seus atletas, ainda jovens, que desprezaram as tarefas defensivas e pagaram caro por isso.

Durante os 90 minutos da partida, não foram muitas as ocasiões de perigo. Os jogadores apostaram mais nos remates de meia-distância, que, no entanto, nunca incomodaram os guarda-redes Buffon e Lehmann. A partida teve de ir para prolongamento, mas mesmo assim, o golo teimava em não aparecer.

Quando já todos pensavam que a eliminatória se decidiria através de grandes penalidades, os defesas alemães cometem um erro crasso que lhes custou a partida. A um minuto do final do tempo de jogo, Grosso ficou à vontade na área germânica e rematou sem hipóteses para a baliza de Lehmann. Estava feito o tento da vitória transalpina.

Mas como se não chegasse, a Itália ainda fez mais um, mesmo no cair do pano. A Alemanha lançou-se tresloucada no ataque, tentando o milagre do empate e a cínica “Squadra Azzura” aproveitou para desferir um contra-ataque letal. Gilardino isolou Del Piero que, sem problemas, fez o resultado final.

Com este resultado, os italianos marcam presença na sexta final da sua história. Há 12 anos que os transalpinos não se qualificavam para o derradeiro jogo da competição. Os alemães “morrem na praia”, ao perder na meia-final do Mundial que organizam.

David Pinto
Foto: FIFA