O hábito repete-se todos os anos: no final de Agosto, depois dos grandes festivais mais “rurais”, as Noites Ritual ocupam os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Este ano, na 15ª edição, o destaque vai para os míticos Pop Dell’ Arte (na foto), Mind da Gap, Quinteto Tati e Blasted Mechanism.

Como é hábito, haverá dois palcos. O palco principal recebe a 25 de Agosto o reggae dos Sativa, o rock pintado de electro dos Submarine e os Mind da Gap. O trio portuense, um dos pioneiros do hip-hop português, apresenta “Edição Ilimitada”, o quarto álbum do grupo, que apura a vertente mais lúdica iniciada em “Suspeitos do Costume”. No Palco Ritual, há Contrabando, Cartell 70 e Houdini Blues.

No dia seguinte, o palco principal tem três bons atractivos: Quinteto Tati (do imprevísivel JP Simões, escritor de canções maior), Pop Dell’ Arte, de regresso aos palcos e, a fechar, Blasted Mechanism, presença assídua no circuito festivaleiro. No Palco Ritual, a noite é dedicada ao hip-hop com Ace (dos Mind da Gap), DJ Pasta e outros.

Os bilhetes custam 12 euros, mas quem comprar entre 17 de Julho e 18 de Agosto poupa 50% do valor da entrada.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: DR