Depois da paragem para obras de manutenção em Agosto, a Casa da Música (CdM) regressa aos concertos e às actividades educativas em Setembro, com uma nova equipa de direcção, já integrada na fundação constituída no ano passado.

Paulo Sarmento e Cunha, ex-administrador da Porto 2001, vai liderar a direcção financeira. Guta Moura Guedes, ex-administradora do Centro Cultural de Belém e mentora do “Experimenta Design”, assume as funções de coordenadora da direcção de marketing e não de directora, como noticiava ontem o “Público”.

Moura Guedes terá “disponibilidade a 100%” mas vai trabalhar em regime de prestação de serviços. Terá a missão de “acrescentar valor a uma estratégia que já traz muito de marketing”, afirmou hoje, quarta-feira, em conferência de imprensa, o administrador delegado da Fundação CdM, Nuno Azevedo.

A gestora Catarina Hall será assessora do administrador delegado para as relações institucionais e vai, entre outras funções, “cativar empresas para o projecto”. Pedro Burmester continua à frente da direcção artística, agora a funcionar juntamente com as áreas de educação e investigação.

Também este mês ficaram concluídas a transferência, por contrato, dos 91 músicos da Orquestra Nacional do Porto (ONP) para a fundação e a redacção do regulamento interno deste agrupamento residente. A integração da ONP, uma “velha ambição” da casa, permitirá “reforçar significativamente a capacidade da CdM cumprir a sua missão”, considera Nuno Azevedo.

“Seis meses passados sobre a constituição da fundação, temos hoje as condições necessárias para garantir o projecto” e cumprir o objectivo de “abertura da CdM à sociedade em geral”, dando um “contributo para o ensino artístico em Portugal”, declarou o administrador delegado.

Mais de 70 concertos até Dezembro

Archie Shepp com Dar Gnawa, Steve Reich, Natacha Atlas, Chick Corea com Gary Burton são alguns dos mais de 70 nomes que vão passar pela CdM de Setembro a Dezembro. Pela primeira vez foram apresentados em simultâneo todos os concertos e eventos da temporada.

A programação artística estará já articulada com a educativa, referiu o director artístico, Pedro Burmester. A instituição quer reforçar a ligação às escolas e vai aplicar em 10 escolas, a partir de Setembro, o programa informático “Hyperscore”, que permite a criação de composições musicais.

Em Setembro, destaque para os concertos dos Vetiver (dia 17), de Andy Cabic e Devendra Banhart, Chick Corea com Gary Burton (23), Natacha Atlas (28) e um festival dedicado ao hip-hop nacional, na praça exterior, com entrada gratuita.

A 5 de Outubro, Archie Shepp e Dar Gnawa fundem o free jazz com a música marroquina. No dia seguinte, há um tributo a Scott Walker, pela mão de artistas como Jorge Palma, Xana (Rádio Macau) e Rose McDowall e Sally Doherty. Matthew Herbert regressa à Casa da Música a 18 de Outubro para apresentar “Scale”.

O guitarrista Marc Ribot homenageia o gigante do jazz Albert Ayler, a 9 de Novembro. No mesmo mês, no dia 12, Steve Reich apresenta uma obra encomendada pela CdM para celebrar o seu 70º aniversário, num concerto integrado na segunda edição do ciclo “Novas Músicas”, que decorre em Novembro. A revista “Wire”, uma “referência e apontadora de novos projectos”, co-programa um festival com nomes da música britânica (1 e 2 de Dezembro).

Os portugueses Cristina Branco (19 de Outubro), Aldina Duarte (19 de Novembro), Sérgio Godinho (7 de Dezembro) e Ricardo Rocha (15 de Dezembro) apresentam novos trabalhos na Casa da Música. Há ainda “showcases” das editoras nacionais Clean Feed (29 de Outubro), Esquilo (8 de Novembro) e Bor Land (25 de Novembro).

Pedro Rios
Foto: Liliana Rocha Dias/Arquivo JPN