A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) vai arrancar, no próximo ano lectivo, com a primeira licenciatura em Criminologia em Portugal. Foram lançadas 20 vagas para o actual concurso nacional de acesso ao ensino superior e outras 20 para maiores de 23 anos não licenciados.

“A licenciatura já está adequada aos princípios de Bolonha. São três anos de curso, mais um de estágio. O estágio é importante para o reconhecimento social de uma profissão que ainda não existe”, disse ao JPN a directora-adjunta da Escola de Criminologia da FDUP, Josefina Castro.

Com um mestrado em criminologia desde 1995, a Faculdade de Direito abre agora a licenciatura, que “vai ser a primeira e única no país” nesta área, acrescenta a professora.

A saturação do mercado de trabalho nas áreas sociais não assusta os dinamizadores do novo curso. “Como em Portugal esta área ainda não tem pessoas com uma formação de base específica, há uma grande procura”, esclarece.

Os futuros licenciados poderão vir a trabalhar na assessoria a tribunais, no acompanhamento de menores delinquentes, no âmbito do apoio à vítima, no planeamento de políticas criminais, na intervenção comunitária e na concepção de políticas sociais e penais.

O plano de estudos cruza áreas científicas como Criminologia, Direito, Ciências do Comportamento, Estatística, Métodos de Investigação Científica e Ciências Forenses. Para Josefina Castro, a Criminologia é um “campo científico autónomo”, não sendo um reduto dos alunos que tencionavam seguir Direito mas quiseram evitar a saturação nessa área.

Carina Branco
Foto: Arquivo JPN