Os Encontros de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia de Avanca arrancam hoje, quarta-feira. Até sábado, mais de 1.300 filmes de 64 países e 10 “workshops”, a “marca fundamental” do festival que vai na décima edição e “está a crescer”, segundo o presidente do Cine Clube de Avanca, António Costa Valente.

Dentro do circuito de pequenos festivais, os encontros de Avanca destacam-se a nível europeu pelos “workshops” de Verão. “É o festival mais importante da Europa” nesta área, assegurou ao JPN António Costa Valente.

Este ano, entre os 24 especialistas de todo o mundo que vão orientar “workshops”, o destaque vai para Sylvia Kristel (na foto), a actriz que interpretou a personagem Emmanuelle, no clássico do cinema erótico dos anos 70 com o mesmo nome, e que surge agora como realizadora em “Topor et moi”, e para o realizador belga Picha.

António Costa Valente destaca ainda a “Competição Avanca”, que vai seleccionar filmes de um conjunto de 16, “todos produzidos na região”, o que atesta, segundo o responsável, o crescimento local neste sector, “impulsionado pelos ‘workshops'” de encontros passados. “Quatro elementos”, de Janik Pfeifer e Joaquim Pavão, “Esperância”, de Cláudio Jordão, e “A Religiosa II”, de Clídio Nóbio, fazem a sua estreia absoluta no Avanca’06.

Os filmes são exibidos no Auditório Paroquial de Avanca e os 10 “workshops” deste ano vão decorrer na Escola Egas Moniz. O Avanca ’06 é organizado pelo Cine Clube de Avanca, em conjunto com a Câmara Municipal de Estarreja.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt
Foto: DR