As instituições de ensino superior privado abriram 34.132 vagas, para o ano lectivo de 2006-2007, nos 573 cursos de formação inicial (bacharelatos, licenciaturas ou mestrados integrados) existentes. 64% das vagas foram abertas em cursos universitários e 36% nos politécnicos. Em 2005, foram disponibilizadas 33.778 lugares no ensino particular e cooperativo, dos quais apenas 40% foram ocupados.

44% dos cursos do ensino privado vão seguir já no próximo ano lectivo os princípios do Processo de Bolonha, revelam ainda os dados divulgados hoje, quarta-feira, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). No entanto, as universidades levam vantagem, com 58% dos cursos já remodelados, sobre o politécnico (apenas 27%).

O número de vagas cresceu ligeiramente, tanto nas universidades como nos politécnicos, à semelhança do que tem acontecido desde 2003. Porém, este crescimento não tem sido acompanhado pela taxa de ocupação das vagas, que tem descido – em 2005, só 13.544 alunos entraram no ensino superior privado, quando existiam 33.778 vagas para preencher. O total de alunos do privado tem, por isso, também vindo a diminuir (de cerca de 90 mil em 2003 para 78 mil no ano passado).

A Direcção-Geral do Ensino Superior está a apreciar os pedidos de autorização de funcionamento de novos cursos em estabelecimentos privados, informa ainda o MCTES.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt