Padarias, carpintarias, ou reparações de oleodutos são alguns dos trabalhos que funcionários da Direcção Geral de Empresas e Indústria Europeia (DGENTR) poderão vir a efectuar no âmbito do programa “Enterprise Experience”, promovido pela Comissão Europeia (CE).

Os 350 funcionários da DGENTR serão enviados para várias pequenas e médias empresas (PME), preferencialmente as que operem em sectores distintos daqueles em que os administradores têm responsabilidades directas.

Com somente uma semana de trabalho, a que nem o vice-presidente da Comissão Europeia, Günter Verheugen (na foto), escapa, pretende-se uma autoridade e conhecimento de causa dos administradores que, ao invés de simplesmente redigirem leis, poderão adequá-las mais fielmente às empresas, por possuírem uma experiência real de trabalho.

A ideia enquadra-se no âmbito da iniciativa “Legislar Melhor”, e vem no seguimento de um primeiro projecto-piloto desenvolvido no início deste ano, que visou compreender aprofundadamente as necessidades das PME e aproximar os legisladores dos cidadãos comunitários.

Günter Verheugen manifesta-se expectante quanto ao programa cujas principais vantagens passam pelo intercâmbio que proporciona entre trabalhadores e legisladores. “As empresas adquirem não só estagiários extremamente motivados, que irão colaborar no trabalho quotidiano, como também ’embaixadores comunitários’, que poderão apresentar e explicar as políticas comunitárias que maior interesse têm para elas”, diz em comunicado da CE.

A experiência prevê que até ao final deste ano cerca de 50 funcionários administrativos de DGENTR obtenham formação em PME e que até 2009 todos os 350 legisladores o façam em empresas que não excedam os 250 trabalhadores.

Os estágios poderão ser efectuados em qualquer dos 25 Estados-membros e aceitam-se PME de todos os sectores. As empresas interessadas em receber um estagiário da DGENTR deverão preencher um formulário disponível no sítio na Internet do programa europeu.

A DGENTR pretende com a iniciativa o fomentar de um papel mais activo das políticas comunitárias no incremento da competitividade entre as empresas da UE. Prestando especial atenção aos 27 sectores da indústria transformadora e às PME, as prioridades da DGENTR consistem em programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo e à inovação no âmbito europeu.

André Sá
Foto: DR