A Federação Académica do Porto (FAP) e o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vão desenvolver um “Estudo de Insucesso Escolar” na academia portuense.

A candidatura já foi apresentada ao concurso “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso”, um programa da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O programa financia as instituições universitárias para estudar as causas dos maus resultados e implementar soluções que os resolvam.

“O objectivo é encontrar as várias razões que podem estar na base do insucesso escolar”, afirmou ao JPN o presidente da FAP, Pedro Barrias. “É importante perceber se o insucesso se deve apenas aos alunos, à ausência de aptidões pedagógicas de alguns docentes, à má preparação dos currículos ou à falta de qualidade de algumas instituições”, explicou.

A FAP considera que ainda não foi investigado “um conjunto de factores relevantes”, que pode explicar os motivos que conduzem às taxas de insucesso escolar no Ensino Superior. Por outro lado, a falta de estudo leva a que “os alunos sejam apontados como os principais responsáveis do seu próprio insucesso”, sustenta Pedro Barrias.

De acordo com o dirigente, o estudo, coordenado por uma comissão científica integrada no Instituto de Sociologia da FLUP, vai consistir na realização de entrevistas a estudantes com insucesso pedagógico e a professores que tenham introduzido novos métodos “que se revelaram positivos para o sucesso escolar”.

Para além da FAP e do Instituto de Sociologia, orientado pelo professor João Teixeira Lopes – com quem o JPN tentou falar, sem sucesso – participam no projecto o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a associação de estudantes desta instituição.

João Queiroz
Foto: SXC