O estado de saúde de Fidel Castro “evolui de forma favorável”, anunciou o embaixador cubano em Caracas, German Sanchez Otero, citado pela agência oficial venezuelana ABN.

“El comandante” não aparece em público há duas semanas, depois de uma operação aos intestinos, anunciada a 31 de Julho. Trata-se da primeira vez, desde 1959, que Fidel se ausenta do poder, tendo o irmão, Raúl Castro, assumido o lugar.

O vice-presidente cubano, Carlos Lages, já garantiu que Fidel vai voltar ao trabalho “dentro de poucas semanas”.

Centenas de pessoas manifestaram apoio a Fidel

Cerca de 400 pessoas, reunidas em Havana, gritaram “vivas” ao presidente de Cuba. “Estamos aqui pela vida do nosso comandante e pela liberdade e soberania do nosso país”, explicou à agência AP um dos manifestantes.

Entre os cubanos, há quem acredite que é possível ver Fidel no próximo domingo, dia do seu 80º aniversário.

Saramago e Boaventura Sousa Santos em defesa de Cuba

400 intelectuais, de 50 países, assinaram um documento elaborado pelo Ministério da Cultura cubano, cujo objectivo é “impedir a todo o custo uma nova agressão” dos Estados Unidos contra Cuba, disse à Agência Lusa um dos subscritores, Boaventura Sousa Santos. A assinatura de José Saramago também consta da lista.

Boaventura Sousa Santos disse tratar-se de um documento “correcto e importante”, que se revela oportuno para se manter “o respeito pela soberania cubana, a nível internacional”.

Carina Branco
Foto: Ricardo Stuckert/ABr