Francis Obikwelu conquistou a medalha de ouro nos 200 metros dos Campeonatos Europeus, a decorrer em Gotemburgo, na Suécia.

Sem dar qualquer hipótese à concorrência, o atleta português estabeleceu novo recorde nacional e a melhor marca europeia do ano com o tempo de 20,01 segundos.

O corredor bateu o seu próprio recorde na distância, que estava fixado nos 20,12 segundos. O sueco Johan Wissman com o tempo de 20,38 segundos e o inglês Marlon Devonish, com 20,54 segundos, terminaram a prova na segunda e terceira posições, respectivamente.

Obwikelu arrecada assim duas medalhas de ouro neste Campeonato da Europa, depois do ouro nos 100 metros.

Nélson Évora na final do triplo salto

Outro português esteve em destaque neste dia dos Europeus. Nélson Évora chegou à final do triplo salto, depois de ficar na segunda posição do seu grupo de apuramento. O atleta precisou apenas de um ensaio para assegurar a qualificação, com 17,23 metros, batendo assim o seu recorde nacional em quatro centímetros.

Évora já tinha conseguido, nestes campeonatos, o sexto lugar no salto em comprimento e agora disputa a final do triplo salto no sábado, pelas 14:50 horas portuguesas.

David Pinto
Foto: Sporting