As equipas portuguesas já conhecem os adversários que vão defrontar na fase de grupos da edição 2006/07 da Liga dos Campeões. O sorteio sorriu de forma diferente a FC Porto, Sporting e Benfica que, curiosamente, encontram alguns clubes do mesmo país: Arsenal, Manchester (com FC Porto e Benfica), CSKA de Moscovo e Spartak de Moscovo (com FC Porto e Sporting).

Como integrava o segundo pote, o FC Porto foi a primeira equipa a ser sorteada. O destino ditou o grupo G, onde já se encontravam os ingleses do Arsenal, cabeça-de-série. A seguir chegaram os russos do CSKA de Moskovo que reencontram os dragões com quem jogaram há duas épocas na prova. Por fim, juntou-se o Hamburgo, terceiro classificado do campeonato alemão.

O Sporting foi a segunda equipa portuguesa a sair. Ficou logo a conhecer dois adversários de peso: o Bayern de Munique e o Inter de Milão, de Luís Figo, com quem os leões empataram no jogo do centenário. O grupo B ficou fechado com a entrada do Spartak de Moscovo.

O Benfica também não esperou muito para conhecer o seu grupo, o F, que já contava com o Manchester United (com quem os encarnados partilharam o grupo na edição anterior da “Champions”) e o Celtic de Glasgow, da Escócia. O FC Copenhaga, equipa sensação da prova ao eliminar o Ajax na pré-eliminatória, foi o último a integrar o grupo.

O Chelsea, de José Mourinho, volta a encontrar o Barcelona, equipa que, no ano passado, eliminou os ingleses nos oitavos-de-final. O Werden Bremen e o Levski de Sofia são os outros clubes que integram o grupo dos bi-campeões de Inglaterra.

Deco, o melhor médio

Durante o sorteio foram sendo conhecidos os melhores jogadores da Liga dos Campeões 2005/2006. O luso-brasileiro Deco foi distinguido com o prémio de melhor médio, depois de ter vencido o troféu de melhor jogador há dois anos, quando o FC Porto se sagrou campeão europeu.

O campeão europeu Barcelona foi, naturalmente, a equipa mais representada: Carles Puyol foi eleito o melhor defesa, Eto’o, o melhor avançado, e Ronaldinho, o melhor jogador da prova.

João Queiroz
[email protected]
Foto: UEFA