Nasceu a 20 de Setembro de 2004 e hoje tem 120 mil visitantes por mês. O”@UA_online” é um jornal digital da Universidade de Aveiro e será apresentado no sábado em Vilnius, na Lituânia, na “Conferência EUPRIO – European Universities Public Relations and Information Officers Association”.

O encontro, que começa hoje, quinta-feira, e decorre até domingo, junta cerca de 200 profissionais da Comunicação e das Relações Públicas dos estabelecimentos de ensino superior europeus e tem como objectivo divulgar as novidades na área.

Portugal é representado pela responsável dos serviços de relações externas da Universidade de Aveiro (UA) e representante nacional da EUPRIO, Ana Bela Dias. “Abandon the paper for the web” é o título da comunicação em que Ana Bela Dias irá apresentar o jornal digital da universidade, “@UA_online“, no âmbito do tema “Communications in a Changing Europe – the Implications for Higher Education Public Relations”.

“O que pretendo dar a conhecer é o salto que demos desde que trocámos o suporte de papel pela “web'”, disse ao JPN a representante portuguesa, numa das pausas da conferência, em Vilnius. “O jornal ‘online’ permite cortar nas despesas de comunicação interna e externa, permite uma actualização diária da informação e faz com que as pessoas se envolvam mais nas coisas que acontecem”, acrescentou.

Editado diariamente, de segunda a sexta-feira, o “@UA_online” assume logo no estatuto editorial que “tentará explorar as potencialidades técnicas deste novo meio electrónico, de forma criativa, numa permanente interacção com a comunidade e com os leitores”. Nesse sentido, explica Ana Bela Dias, o jornal “tem a contribuição de toda a universidade”.

“Pedimos a todas as unidades [da UA] que indicassem um ‘pivot’ de comunicação. Também temos alunos, através das associações de estudantes, associações de cursos e de estudantes estrangeiros. O gabinete recebe a informação e faz a edição da notícia, segundo as normas editoriais”, completa. Este ano o jornal teve “perto de cem colaboradores”.

Versão em inglês e “newsletter” personalizada

No sábado, depois de descrever as características do jornal na sua apresentação, Ana Bela Dias revelará alguns dos planos futuros para o “@UA_online”. Dois deles foram já adiantados ao JPN. “Vamos lançar uma versão em inglês do jornal com alunos estrangeiros, talvez em Outubro”, avançou a responsável.

Por outro lado, “vamos continuar a enviar uma ‘newsletter’ para todos os ‘e-mails’ [da UA] e para todos os que a queiram assinar”, continua. A novidade será a personalização da “newsletter” em função do perfil dos subscritores.

Para já, o jornal é actualizado diariamente, de segunda a sexta-feira, com notícias, entrevistas, artigos de opinião, agenda de eventos, anúncio de bolsas, concursos e vagas de emprego.

Carina Branco