A criação de salas de injecção assistida num prazo de dois anos e a instalação de máquinas de troca de seringas nas prisões são as prioridades do Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências aprovado ontem, quinta-feira, em Conselho de Ministros.

O plano de acção prevê a realização de estudos sobre o consumo de substâncias ilícitas entre os estudantes do ensino superior e a população militar. Nas prisões, além das máquinas de troca de seringas, aprovou-se a implementação de programas terapêuticos com metadona.

Está também prevista a reorganização das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência e a reinserção social dos toxicodependentes através da criação de uma bolsa de empregadores.

A aplicação de um sistema de auditoria técnico-financeira aos programas apoiados pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e a intensificação de acções contra a produção e o tráfico de drogas são outras das medidas divulgadas no comunicado do Conselho de Ministros.

O Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências vai vigorar até 2012, impondo o limite de 2008 para a concretização do plano de acção.

JPN
Foto: SXC