A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu na manhã de hoje, segunda-feira, uma carta com o ultimato da FIFA sobre o “caso Mateus”. De acordo com a nota de imprensa publicada no site da FPF, o organismo tem até 14 de Setembro para resolver o “caso Mateus”, “de forma a que as deliberações dos órgãos de justiça do Futebol possam ser respeitadas”.

Caso não o faça, a FIFA ameaça “accionar no seu Comité de Emergência uma deliberação no sentido de suspender a FPF de todas as competições internacionais, com efeito imediato a partir daquela data”, lê-se ainda no comunicado.

A FPF vai agora avançar com o pedido de “interesse público”, que deverá entrar no Tribunal Administrativo de Lisboa ainda esta semana, suspendendo imediatamente a providência cautelar interposta pelo Gil Vicente.

“Existem agora fortíssimas razões para accionar de imediato o mecanismo de interesse público das competições nacionais, de forma a repor as deliberações da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e do Conselho de Justiça”, afirma a nota de imprensa.

Cabe agora à FPF usar todas as armas jurídicas ao seu dispor para suspender o Gil Vicente de todas as provas, no sentido de normalizar todas as competições profissionais. Caso contrário, o futebol português a nível internacional é suspenso.

Carina Branco
FIFA