Dos 25 países da União Europeia (UE), Portugal aparece em quarto lugar na percentagem de idosos que vive na pobreza. 29% da população com mais de 65 anos está no limiar da pobreza, com um rendimento inferior a 60% do rendimento médio. Feitas as contas, são cerca de 260 euros.

Os dados são fornecidos pelo estudo “Poverty of Elderly People in EU25” (PDF), financiado pela Comissão Europeia e elaborado por Asghar Zaidi, do European Centre for Social Welfare Policy and Research.

No documento, apenas o Chipre, a Irlanda e a Espanha apresentam um cenário literalmente mais pobre no que toca à terceira idade. Com um retrato mais optimista surge a República Checa, onde apenas 4% dos idosos vivem abaixo do limiar da pobreza.

Terceira idade menos penalizada nos países do alargamento

Os dez países do alargamento apresentam metade do risco de pobreza para a população idosa. A explicação avançada pelo estudo prende-se com o facto de a esperança de vida, nestes estados, ser seis anos inferior à dos Quinze.

Na Europa dos Quinze, a população com mais de 65 anos corresponde a 17% e nos países do alargamento cifra-se em 13,6%. Além disso, a Leste há apenas 2,6% de cidadãos com mais de 80 anos e nos Quinze o valor atinge 4,3%.

No geral, um em cada seis dos 74 milhões de cidadãos europeus idosos vive com menos de 60% do rendimento médio da população dos seus países, o que dá um total de 13 milhões de pessoas na UE.

O estudo agora publicado, feito entre 2003 e 2006, será apresentado e discutido numa conferência internacional na Finlândia, em Dezembro. O objectivo será debater as alternativas políticas para o combate à pobreza na população idosa da UE.

Carina Branco
Foto: Morguefile