“Mensagem de Fidel ao povo de Cuba” é o título do texto assinado pelo líder cubano e publicado hoje, terça-feira, no jornal online do Partido Comunista, Granma.

Fidel Castro diz que “o momento mais crítico ficou para trás” e que hoje recupera “a um ritmo satisfatório”. Por isso, na semana que vem Fidel vai receber autoridades estrangeiras em encontros particulares, no âmbito da cimeira do Movimento dos Países Não-Alinhados, que reunirá, em Cuba, 116 estados em desenvolvimento.

No entanto, Fidel admite que a recuperação total vai demorar bastante tempo, já que perdeu 18 quilos em alguns dias, depois da cirurgia a que foi submetido para conter uma hemorragia intestinal. “Todos devemos compreender, com realismo, que o tempo de uma recuperação completa, quer se queira quer não, será prolongada”, escreve.

O texto é acompanhado de fotografias onde o líder comunista aparece mais magro, de pijama e chinelos, a ler uma publicação. Trata-se da segunda edição de um livro de entrevistas feitas pelo director do jornal “Le Monde Diplomatique”, Ignacio Ramonet, cujos textos Fidel diz andar a rever.

Fidel Castro estava no poder desde a revolução de 1959, até ser obrigado a transferir a Presidência e a liderança do Partido Comunista temporariamente ao irmão, enquanto recuperava da cirurgia. O governo cubano negou os boatos de que o líder sofre de cancro no sistema gastrointestinal, mas mantém a sua doença classificada como “segredo de Estado”.

A transferência de poder para o irmão seria temporária mas as palavras deste homem de 80 anos começam a indiciar o contrário. “Neste momento não tenho pressa nenhuma e nada deve ser apressado. O país anda bem e avança”, conclui Fidel na mensagem.

Carina Branco
Foto: Estudios Revolución