Portugal, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido recusam permitir a escala para reabastecimento de aviões de carga da companhia israelita “El Al”, que transporta equipamento militar entre os Estados Unidos e Israel. A acusação parte do presidente do sindicato dos pilotos israelitas, Etai Reguev, que classifica o acto como “um golpe contra a segurança nacional”.

O transporte de equipamento militar tem sido feito em voos directos entre os Estados Unidos e Israel, com metade da capacidade de carga dos aparelhos, para evitar a escala na Europa. “Os aviões estão a descolar dos Estados Unidos com muito menos peso e a chegar a Israel com menos munições do que as necessárias”, declarou Reguev ao jornal israelita Ha’aretz, acrescentando que a recusa internacional para a escala dos aparelhos é devida a “motivos políticos”.

O bloqueio aéreo por parte dos cinco países, incluindo daqueles que têm mantido relações “amigáveis” com Israel – o Reino Unido, a Alemanha e a Itália – surge como forma de protesto a outro bloqueio aéreo, imposto por Jerusalém a toda a nação do Líbano.

Carina Branco c/ agências
Foto: SXC