Durante três meses, trinta alunos de Portugal e Espanha vão estudar as relações de cooperação entre os dois países, na cidade espanhola de Zamora. Trata-se do primeiro curso de Pós-Graduação em Cooperação Transfronteiriça, criado no âmbito do programa comunitário INTERREG, de cooperação entre o Norte de Portugal e a região de Castela e Leão.

Coordenado pela Fundação Rei Afonso Henriques, o novo curso, que se prolonga até 23 de Dezembro, vai contar com seis ou sete alunos e seis professores das universidades do Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança. Em Espanha, participam as universidades de Salamanca, Valladolid e Léon.

“É um curso com um forte carácter multidisciplinar”, disse ao JPN Jorge de Sousa, um dos responsáveis pelo curso. Os estudantes terão uma componente teórica de 192 horas, em que abordarão temas como o direito internacional, o ordenamento do território ou a cooperação transfronteiriça nas áreas do Ambiente, Cultura, Economia, Educação, e Turismo.

O curso também envolve uma componente prática que consiste em visitas a empresas e às regiões de Zamora e de Bragança.

De acordo com Jorge de Sousa, “no ensino superior há um défice claro” neste tema da cooperação transfronteiriça” que pode “ajudar a resolver alguns problemas estruturais” nas regiões mais isoladas de Trás-os-Montes e do Alto Douro.

A participação na pós-graduação é gratuita, mas não inclui despesas de deslocação e alojamento. As inscrições estão abertas até à próxima terça-feira, 12 de Setembro, bastando aos alunos enviar um “e-mail” a Jorge de Sousa ([email protected]).

João Queiroz