Tráfego durante o Euro 2004 largamente ultrapassado. No último ano já passaram pelo Francisco Sá Carneiro mais de três milhões de passageiros.

Em Agosto, passaram pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro 420 mil passageiros, atingindo-se o recorde absoluto de tráfego num mês. De acordo com os números divulgados ontem num comunicado da ANA-Aeroportos de Portugal, este valor ultrapassou em quase 90 mil pessoas o mês de Julho de 2004 – altura em que se realizou o Euro 2004.

Aliás, no mês anterior, os números registados durante o Euro já tinham sido alcançados, tendo sido transportados mais 37.500 passageiros em relação a Junho de 2004.

Este número recorde vem na sequência das obras de remodelação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro que tiveram como objectivo aumentar a sua capacidade no que toca ao número de passageiros, de três para seis milhões por ano.

Desde que a meta dos três milhões de passageiros foi superada, em Dezembro do ano passado, o aeroporto tem registado um crescimento mensal de 8%. Só nos últimos 12 meses, passaram por este equipamento 3,3 milhões de passageiros.

Com a recente inauguração do novo terminal de passageiros, a administração do aeroporto pretende alcançar a os cinco milhões de passageiros em 2010.

Aumento do volume de carga transportada

O tráfego das três companhias aéreas de “low cost” a operar no Sá Carneiro representa actualmente 18,8% do total de passageiros que passam pelo aeroporto. No que respeita ao transporte de carga, o crescimento do mês de Agosto foi de 74,3% e, desde o início do ano, foram transportadas 23.500 toneladas. Volume que corresponde a um aumento de 40,2% em relação ao ano anterior.

Segundo o comunicado divulgado ontem pela ANA, o objectivo é conseguir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “se afirme como o aeroporto do Noreoste Peninsular e, desta forma, “um dos principais motores do desenvolvimento desta euro-região”.

João Queiroz
[email protected]