Após a derrota pesada no jogo particular com a Dinamarca e com muito pouca confiança, a Selecção A de Portugal inicia hoje, quarta-feira, às 18h, na Finlândia, a caminhada no apuramento para o Europeu de 2008, a realizar na Áustria e na Suíça. Luiz Filipe Scolari e alguns dos seus jogadores já admitiram que o empate é um bom resultado.

As cautelas do seleccionador prendem-se, segundo ele, com a fraca condição física dos jogadores. “É o pior momento da selecção”, disse ontem Scolari na conferência de imprensa. O pessimismo do treinador brasileiro leva-o mesmo a afirmar que se a selecção, nos quatro jogos que tem para disputar até ao final do ano, ganhar sete ou oito pontos, levanta “as mãos para o céu”.

Do outro lado, está uma equipa que chega ao jogo com Portugal com a motivação em alta, depois de ter derrotado por 3-1 a Polónia, em Cracóvia. As recordações por parte da Selecção da Finlândia do último jogo com os portugueses até são boas. Foi em 2002 que a equipa do Norte da Europa impôs uma surpreendente goleada à Selecção Portuguesa, num jogo particular no Estádio do Bessa.

História à parte, são três as alterações no onze português relativamente ao jogo da última sexta-feira em Copenhaga. Scolari vai apostar em Nuno Valente, Petit e Deco nos lugares Paulo Ferreira, Carlos Martins e João Moutinho. Assim, Marco Caneira ocupará o lugar do defesa-direito do Chelsea, enquanto Valente regressa ao lado oposto.

Quem se vai manter na equipa é Nani. O jovem do Sporting estreou-se da melhor forma com a camisola das quinas e marcou mesmo o segundo golo português no jogo com a Dinamarca.

João Queiroz
[email protected]
Foto:UEFA