A Selecção Nacional Sub-21 garantiu ontem, terça-feira, à noite, a passagem ao “play-off” de apuramento para o Europeu da categoria a realizar no próximo ano na Holanda. Dois golos sem resposta deram a vitória aos jovens portugueses sobre a Polónia. Era obrigatório ganhar, já que o adversário tinha vantagem no número de golos marcados.

A única alteração em relação ao jogo com a Letónia foi mesmo a entrada de Vieirinha para o lugar de Djaló no lado direito do ataque. O treinador José Couceiro queria aproveitar a boa forma do jogador, mas Vieirinha esteve bastante apagado, tal como o resto da equipa durante o primeiro tempo.

É certo que se viu desde cedo que a Polónia jogava para o empate e raramente se aproximava da baliza de Paulo Ribeiro. Mas os portugueses entraram no jogo morno do adversário e pareceram adormecidos, sem ideias e velocidade, durante os primeiros 45 minutos.

Após o intervalo, e com a troca de João Moreira por Vieirinha, o filme do jogo foi outro. Com vontade de resolver rapidamente a passagem à eliminatória seguinte, a selecção partiu para cima dos polacos, jogando em velocidade e fazendo pressão constante sobre o adversário.

As consequências da mudança radical sentiram-se passados cinco minutos: na sequência de um livre de Paulo Machado, o defesa-central Manuel da Costa saltou mais alto do que os adversários e cabeceou sem hipóteses para o guarda-redes polaco.

Os pupilos de José Couceiro não tardaram em confirmar a vitória já que logo a seguir, Ruben Amorim ganha a bola a um defesa perto da área, cruza atrasado para a área onde aparece Paulo Machado, finalizando com um remate de primeira.

Ainda havia muito para jogar e os portugueses poderiam ter ampliado a vantagem, nomeadamente por Vaz Té e Ivanildo. Os polacos só ameaçaram no último minuto, obrigando Paulo Ribeiro a acordar num jogo que teve um sentido único.

Na sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, a Selecção Sub-21 fica a conhecer o adversário do “play-off”. Bulgária, Itália, Suécia, França, Alemanha e Espanha são alguns adversários possíveis. Hoje, quarta-feira vão ser encontradas as outras sete selecções.

João Queiroz
[email protected]
Foto: Getty Images