12 golos marcados, quatro empates e apenas três vitórias. São as estatísticas frias e pobres da quarta jornada da Liga BWin que encerra hoje, segunda-feira, com a visita do Marítimo ao União de Leiria.

Com o FC Porto a cimentar a liderança ao vencer o Beira Mar, o Sporting regressou às vitórias e isolou-se no segundo lugar. O Benfica já está a oito pontos do primeiro depois do empate consentido ao cair do pano diante do Paços de Ferreira. Destaque ainda para a primeira vitória e para o primeiro golo marcado do Nacional frente ao Setúbal.

Numa ronda cujo prato forte foi servido na sexta-feira, com os jogos do FC Porto e do Benfica, e no sábado, com o Desportivo das Aves-Sporting, o empate foi o resultado mais repetido. Logo a abrir o do Benfica (1-1) com o Paços de Ferreira, numa partida que os “encarnados” voltaram a mostrar lacunas na finalização e na disciplina. Léo foi expulso infantilmente e, de facto, alguma coisa não vai bem na equipa de Fernando Santos porque já é a mais indisciplinada do campeonato com quatro expulsões em outros tantos jogos.

A igualdade no marcador verificou-se em mais três jogos. No sábado, o Braga não conseguiu ir além de um empate a zero no terreno do Estrela da Amadora que somou o primeiro ponto da época. O mesmo resultado teve o Belenenses-Naval, no domingo. Também ontem, Boavista – que já não vence desde os 3-0 ao Benfica – e Académica empataram a duas bolas num bom jogo de futebol em que as bolas paradas foram decisivas.

Avançados de folga

Se olharmos para o topo da lista dos melhores marcadores, um aspecto chama logo a atenção: à excepção de Deivid, que até já deixou o Sporting, não encontramos nenhum avançado dos chamados “três grandes” com qualquer golo. No Sporting, Liedson ainda não mostrou a veia goleadora de outros tempos; no Benfica, Nuno Gomes está suspenso desde o jogo com o Boavista; e no FC Porto, Adriano não está, definitivamente, num bom momento de forma.

Nesta jornada, porém, reapareceu um jovem avançado em quem só Scolari e Jesualdo Ferreira parecem acreditar: Hélder Postiga. Atirado para a lista de dispensados por Co Adriaanse, recuperado por Rui Barros e reabilitado por Jesualdo, Postiga marcou o seu primeiro golo no campeonato no encontro com o Beira Mar. Será finalmente a época de afirmação do dono da camisola 23 dos “dragões”?

No FC Porto continua a brilhar o prodígio Anderson. Foi o “pequeno fenómeno”, como já lhe chamam, que empurrou os actuais campeões nacionais para a vitória sobre os aveirenses. Com a entrada do médio na segunda parte, o jogo foi outro e, como disse o treinador Augusto Inácio vale mesmo a pena comprar bilhete só para ver Anderson jogar.

Na próxima jornada, o jogo mais aguardado está agendado para segunda-feira quando o Braga receber o FC Porto. É o teste mais difícil à equipa de Jesualdo que regressa a uma casa que bem conhece. Sporting e Benfica jogam nos seus terrenos com o União de Leiria e o Desportivo das Aves, respectivamente. O Boavista visita o Belenenses, num confronto entre aqueles que reclamam ser o “quarto grande”.

João Queiroz
[email protected]