E ao segundo jogo da Liga dos Campeões, o FC Porto tem apenas um ponto e nenhum golo marcado. Depois do empate no Estádio do Dragão frente ao CSKA de Moscovo, a equipa orientada por Jesualdo Ferreira perdeu hoje, terça-feira, por 2-0 no novinho Estádio Emirates.

Tal como se previa, Jesualdo Ferreira mexeu na equipa, mas não foi Raul Meireles o escolhido para ocupar a vaga de Adriano. A grande surpresa foi a entrada de Ricardo Costa que esta época ainda não tinha feito qualquer minuto em jogos oficiais. E aí começaram os problemas para os “dragões”: Ricardo Costa tendia a descair para o centro, Cech teve sempre grandes dificuldades em acompanhar quem aparecia à sua frente.

Foi justamente do flanco direito que nasceu o golo do Arsenal, a menos de 10 minutos do intervalo: cruzamento da direita de Eboué para Henry que, no centro da área, marca facilmente.

O Arsenal entrou “com tudo” no encontro, encostando os portistas à sua área. Logo no início, os londrinos ainda chegaram a festejar o golo que foi anulado pelo árbitro. Pouco depois, Van Persie não deu a melhor sequência a um bom passe de Henry.

O FC Porto conseguiu aliviar a pressão e passou a trocar bem a bola, no entanto, com pouca profundidade. Foi o melhor período da equipa portuguesa, no qual Bruno Alves teve nos pés a melhor oportunidade da sua equipa.

Arsenal entra a marcar

Ao intervalo Jesualdo emendou: Ricardo Costa e Hélder Postiga ficaram no balneário, do banco saíram Raul Meireles e Lisandro. A segunda parte começou com um novo golo do Arsenal por intermédio do inevitável Henry. Um autêntico balde de água fria que “afogou” as aspirações dos portistas que ficaram nitidamente abalados com o segundo golo.

As dificuldades para o FC Porto aumentaram com uma substituição incompreensível de Anderson por Adriano. O número 10 não estava a fazer uma grande partida, mas era ele o único que conseguia “esticar” o jogo dos portugueses. Apenas aos 80 minutos, Quaresma conseguiu levar algum perigo à baliza de Lehman, enquanto o Arsenal, quase sempre através das iniciativas de Henry, colocava em sobressalto a defensiva portista.

Os “azuis e brancos” estão agora obrigados a vencer na próxima jornada o Hamburgo que perdeu com o CSKA por 1-0, em Moscovo. Com seis pontos e no topo do grupo G, o Arsenal ficou mais perto do apuramento para os oitavos-de-final da liga milionária.

João Queiroz
[email protected]
Foto: FC Porto