A temperatura na Terra pode estar a aumentar para o ponto mais alto em quase um milhão de anos e atingiu nos últimos 30 anos o seu nível mais alto em quase 12 mil anos. Este aquecimento registado nas últimas três décadas está a afectar espécies de plantas e animais, revela um estudo de uma equipa onde se inclui James Hansen, do Instituto Godard da NASA, publicado hoje na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Através da análise das temperaturas no último século, a investigação concluiu que a temperatura na Terra tem vindo a crescer 0,2 graus Celsius por década nos últimos 30 anos. “Estamos a aproximar-nos de níveis perigosos de poluição humana”, afirma o climatologista, citado em comunicado da NASA.

A poluição é, adverte Hansen, a principal causa das alterações climáticas. “Se o aquecimento atingir dois ou três graus Celsius, teremos provavemente alterações que farão da Terra um planeta diferente daquele que conhecemos”. Mas, “se o aquecimento for mantido a um nível inferior a esse, os efeitos do aquecimento global podem ser relativamente controláveis”, sublinha.

O aquecimento global é uma “mudança climática real”, que não se confina às grandes cidades, escrevem os investigadores. É em “regiões remotas”, em altas latitudes do hemisfério Norte, e na terra, mais do que nos oceanos, que o fenómeno é mais sentido.

Nas proximidades do Árctico, o derretimento dos gelos e das neves aumenta ainda mais o fenómeno, já que ficam expostas partes do solo mais escuras que absorvem mais calor.

Pedro Rios
[email protected]
Foto: DR