O Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC) acolhe, desde hoje e até sábado, o “workshop” “Comunicar Ciência”, dirigido a toda a comunidade científica portuguesa. O principal objectivo é melhorar a comunicação entre os cientistas, meios de comunicação e o público.

A organização do evento está a cargo de Ana Godinho e Mónica Bettencourt-Dias (Stem Cell Research e Cambridge University) e Sofia Araújo (Instituto de Biologia Molecular de Barcelona), e conta com a colaboração local de Júlio Borlido Santos (IBMC).

O “Comunicar Ciência 2006” conta com 14 formadores. Entre eles, estão Alexandre Quintanilha e António Gomes da Silva, especialistas em investigação científica, e as jornalistas Andréia Azevedo Soares, Elsa Costa e Silva e Maria José Mendes.

Os formadores vão divulgar aos 16 investigadores inscritos quais os meios e as ferramentas de que podem usufruir para transmitir mensagens de forma clara e eficaz. Os cientistas vão aprender, por exemplo, a redigir comunicados de imprensa ou como organizar actividades para diferentes públicos.

Rita Portela, do Núcleo de Cultura Cientifica do IBMC-INEB, referiu ao JPN que foram seleccionados apenas 16 cientistas para o “workshop”, de acordo com critérios de impacto profissional e necessidade de formação especifica.

A transição do “Comunicar Ciência 2006” da capital para o Porto prende-se com a vontade de alargar a possibilidade de formação de cientistas do maior número de regiões do país.

Sandra Pinto
[email protected]