O projecto “Efeito do desidroluciferil-adenilato e da oxiluciferina na luciférase do pirilampo”, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências, venceu o concurso “Investigação Científica na Pré-Graduação”, organizado pela Universidade do Porto (UP).

O projecto centra-se na enzima responsável pela reacção que origina a luz no pirilampo, além de abordar outras conclusões relacionadas com este processo. Sob coordenação de Joaquim Esteves Silva, o projecto vai receber um financimento de 12.500 euros, pela Fundação Ilídio Pinho.

Além deste, foram atribuídos dois outros prémios. Em segundo lugar, ficou o projecto “DEVE – Diferencial Electrónico para Veículos Eléctricos”, orientado por Rui Manuel Esteves Araújo, professor da Faculdade de Engenharia. Tem direito a um financiamento de 7.500 euros.

O terceiro posto, correspondente a um prémio de cinco mil euros, será entregue ao projecto da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação “Impacto Económico da Desnutrição Hospitalar”, sob coordenação de Teresa Freitas do Amaral.

O objecto do concurso “Investigação Científca na Pré-Graduação” deste ano foram projectos científicos de carácter pluridisciplinar. Pretendia-se que funcionasse como um instrumento de promoção à interacção entre as diferentes áreas, departamentos e faculdades da UP.

Cláudia Brandão
[email protected]
Foto: DR